Reflexo atual e questões técnicas
A situação atual da armazenagem de sementes no Brasil exige câmaras frias com controle de umidade e temperatura para que as sementes cheguem viáveis e com alto valor de germinação no próximo ano.
Atualmente as câmaras frias controlam a umidade mecanicamente juntamente com os equipamentos de refrigeração.
Isso gera alguns transtornos aos produtores, uma vez que no período seco a câmara tem uma umidade menor que 50%. Já no período chuvoso essa umidade aumenta, passando do 60%.
Porém a umidade no interior da câmara deve ficar entre 50 e 60% na maioria dos casos.
Performance na Sementes Produtiva
Em junho de 2016 a Bry-Air finalizou a montagem de sua primeira câmara fria de armazenagem de sementes no Brasil. Encontra-se na fazenda Barro Branco, propriedade da Sementes Produtiva.
Nossa solução está totalmente aprovada pelos proprietários. Muito satisfeitos com os equipamentos, gerando resultados ótimos com baixo consumo energético e alta eficiência no controle climático.
Confira mais informações da solução que foi instalada na Sementes Produtiva aqui, Controle de umidade para sementes e grãos , e garanta uma armazenagem para longos períodos das suas sementes e grãos.
A Solução
Além das questões técnicas, o consumo energético é muito alto nas condições atuais.
Contudo com a instalação do sistema Bry-Air é possível ter um controle mais eficiente da umidade e reduzir o consumo.
Mantendo-a sempre no valor desejado pelo cliente, garantindo a estabilidade da câmara de armazenagem.
De acordo com a necessidade de cada tipo de semente. Eliminando qualquer variação de umidade e preservando a qualidade do produto. Além de reduzir o consumo de energia em torno de 30% para o cliente.