Aprenda como medidas simples podem contribuir para reduzir custos e garantir a produção de produtos com mais qualidade
Não é novidade para ninguém que o controle de qualidade é uma atividade que cada vez mais vem sendo adotada nas indústrias a fim de otimizar os processos, evitar o desperdício, reduzir custos e garantir a qualidade do produto.
Muito se fala sobre gestão da qualidade e sua importância, mas ainda há muitas dúvidas sobre como de fato aplicar todas as informações no dia a dia de trabalho na linha de produção.
Pensando nisso, listamos 10 boas práticas que podem ser adotadas nas indústrias de todos os segmentos e que ajudarão os gestores a obterem melhores resultados. São elas:
Conheça e siga a legislação específica do seu segmento
Antes de pensar em qualquer ação relacionada ao controle de qualidade, é necessário observar o que pede a legislação. As normas regulamentadoras (NR), as Resoluções da Diretoria Colegiada (RDC), bem como as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), são os principais documentos que devem ser lidos e servirão de base para estabelecer um plano de adequação ou melhoria.
Dica: ao final deste artigo, você poderá acessar o link do Blog da Bry-Air e conferir artigos específicos mais detalhados de alguns segmentos com informações sobre as legislações.
2. Estabeleça processos de trabalho claros e bem definidos
Para garantir que a produção siga um mesmo padrão, independentemente de quem são os profissionais envolvidos, o ideal é estabelecer um passo a passo de como os processos devem ser realizados.
É indicado que esses processos sejam escritos em Instruções de Trabalho (IT) ou procedimento operacional padrão (POP). Na internet, há vários sites que disponibilizam modelos desses documentos e que podem ser baixados gratuitamente.
3. Compre matérias-primas de qualidade
Não há como garantir qualidade se os materiais utilizados na fabricação são de procedência e qualidade duvidosas. Uma forma de garantir a compra de produtos de boa qualidade é verificar se a empresa fornecedora possui algum certificado de qualidade, como ISO 9001, por exemplo, e se está devidamente registrada em órgãos como a Anvisa ou segue as recomendações do Inmetro.
4. Treine a equipe continuamente
Outro ponto fundamental para garantir a qualidade na fabricação dos produtos é o treinamento das equipes. Implante um programa de formação continuada com capacitações técnicas e teóricas, priorizando aspectos que mais podem representar riscos de falha. Também é importante realizar avaliações desses treinamentos e refazê-los, caso seja necessário.
5. Comunique-se de forma rápida e efetiva
Manter um nível de comunicação unilateral na indústria também é uma medida que ajuda a reduzir erros e garantir mais qualidade ao produto. Além de informar sobre decisões estratégicas da empresa, é importante que também sejam comunicadas mudanças de processo e necessidades de ajustes. Abrir um espaço para que os colaboradores possam comunicar erros e sugerir melhorias pode ser um diferencial e que ajudará muito na otimização dos processos e redução de custos.
6. Cuide da organização e limpeza do espaço
Não há como falar em qualidade quando o ambiente de trabalho não é mantido limpo e organizado. A Metodologia 5S pode ser implantada nesse sentido. Nesse programa de qualidade, é comum eliminar aquilo que não é necessário e só ocupa espaço, além de armazenar os utensílios de trabalho nos lugares adequados. Isso ajuda a ganhar tempo, reduzir desperdícios e melhorar a qualidade da linha de produção.
7. Corrija com rapidez os problemas identificados
Sempre que um erro for identificado ou comunicado, é imprescindível que este seja corrigido o mais rápido possível. Avise a todos os envolvidos sobre o erro e veja que medida corretiva ou paliativa pode ser adotada de imediato. Às vezes, não será possível solucionar o problema assim que ele for identificado, nesses casos, uma medida paliativa pode resolver, porém, a avaliação dos produtos finalizados precisa ser mais rígida e em escala maior.
8. Foque na satisfação do cliente
Estar atento ao que o cliente deseja é um dos passos mais importantes do controle de qualidade, afinal, os produtos são fabricados para os clientes consumirem. A área de qualidade precisa estar alinhada à área de desenvolvimento e produção na análise de pesquisas de satisfação, reclamações de usuários e sugestões de melhoria. Somente dessa forma será possível projetar ou adaptar os produtos às necessidades dos clientes.
Dica: estar atento ao que os clientes postam e comentam nas redes sociais pode servir como um termômetro do controle de qualidade.
9. Adote checklists e indicadores de monitoramento
Para certificar-se de que todos os critérios relevantes estão sendo avaliados, elabore um checklist de auditoria interna a partir do qual poderão ser avaliados itens de todas as etapas do processo produtivo, desde a compra das matérias-primas até a avaliação de amostragem dos produtos finalizados. É essencial criar metas e indicadores relacionados a essas avaliações e compartilhá-los com gestores e equipe para que os profissionais saibam o que precisa ser melhorado e como fazer isso.
10. Invista em equipamentos que ajudem a manter o espaço em condições ideais
Por fim, observando as necessidades apontadas na legislação ou problemas observados nas auditorias de qualidade, verifique o que pode ser melhorado na infraestrutura para garantir mais qualidade ao produto e reduzir o desperdício.
Exemplo disso são climatizadores e desumidificadores de ar industriais, que ajudam a manter o ar em níveis adequados para garantir um bom estado de conservação do produto e dos equipamentos.
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