Quando se trata do processo de manufatura – para qualquer produto – existe um procedimento a ser seguido. Parte desses procedimentos incluirão como evitar danos aos componentes eletrônicos durante o manuseio e também reduzir o risco de ferimentos nas pessoas que trabalham nas instalações.
Na fabricação de componentes e dispositivos eletrônicos, os riscos são muito, muito maiores. Portanto, o que você pode fazer para evitar esses problemas e controlar o meio ambiente para reduzir o risco de danos e ferimentos de maneira consistente?
Controle de umidade é fundamental para a produção de componentes eletrônicos
Os trabalhos na indústria de componentes eletrônicos envolvem uma série de procedimentos para a fabricação de componentes e produtos. Esses procedimentos podem ser relacionados ao desenvolvimento de placas e circuitos integrados, soldagem, manuseio de equipamentos até à administração dos componentes armazenados, como importação e aquisição.
Mas, você pode estar se perguntando: “O que isso tem a ver com ação da umidade sobre componentes eletrônicos?”. A resposta é: tudo.
A umidade ainda é a grande inimiga dos componentes eletrônicos. Dispositivos eletrônicos, placas de circuito impresso, componentes e dados são altamente sensíveis aos níveis de umidade. De forma que níveis de umidade excessivos e inconsistentes causam danos e defeitos nos componentes eletrônicos e representam problemas de segurança na indústria.
Problemas ocasionados pela falta de controle do ambiente
Como mencionado anteriormente, os equipamentos eletrônicos são altamente sensíveis à umidade. Isso porque eles lidam com cargas elétricas. Essas cargas sofrem com a alteração da umidade do ambiente, tendo como consequência mais comum a descarga eletroestática (ESD).
Essa descarga pode ser visível, por meio de faíscas, mas isso não é uma regra e dependerá de características do circuito.
Para evitar tais descargas, é importante que a umidade do local esteja controlada, pois, essa umidade pode atuar como uma película protetora junto aos circuitos. Ou seja: a presença de umidade, de forma controlada, é fundamental para proteger os equipamentos e componentes elétricos.
Já a umidade excessiva ou o controle ineficaz de umidade podem causar também problemas no processo de soldagem, levando à condensação nos componentes, o que pode diminuir a vida útil dos produtos e causar curto-circuito e mau funcionamento dos dispositivos.
Além de evitar a descarga
eletrostática (ESD), o controle de umidade protege as soldas dos circuitos e
pode evitar a incidência de curtos-circuitos.
Entendendo o papel preventivo do desumidificador
Existe uma variedade muito grande de componentes eletrônicos — e surgirão mais, pois essas peças são essenciais para o avanço da tecnologia como a conhecemos. Contudo, todas elas têm em comum o fato de serem sensíveis a variações de umidade.
Para um ambiente de fabricação de eletrônicos, a faixa normal de umidade seria entre 30% UR e 70% UR. No entanto, algumas indústrias mantêm a UR constante em 50% ou até mais baixa, se estiverem utilizando ou produzindo peças mais sensíveis à umidade, para evitar ESD, curtos-circuitos, condensação e outros danos.
Isso significa que o nível de umidade ideal para a fabricação de eletrônicos pode variar dependendo do ambiente e é geralmente baseado pelos dispositivos e componentes específicos que cada indústria utiliza e/ou produz.
A utilização de desumidificadores industriais por dessecante para controlar a umidade do ar com precisão irá minimizar o risco de ESD na fábrica, protegendo o equipamento e colaboradores – aumentando a produtividade ao preservar uma qualidade consistente de produção.
Sendo assim, é importante reconhecer o impacto que o controle adequado de umidade possui nas indústrias de componentes eletrônicos.
A Bry-Air do Brasil é líder mundial no mercado de desumidificação há mais de 55 anos. É por isso que nos sentimos seguros para recomendar à sua empresa produtos de excelência, como o Bry-Air FFB 4500, desumidificador industrial por dessecante.
A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.