Entenda o que esses problemas causados pela umidade e temperatura podem trazer para a indústria de chocolates
Chocolate é quase que unanimidade entre o gosto dos brasileiros e sempre é bem-vindo após uma refeição ou até mesmo como um presente carinhoso de um amigo ou namorado. Porém, quando a barra está com uma aparência feia ou derretendo, não dá nem vontade de comer.
É por isso que as empresas fabricantes de chocolate e as distribuidoras adotam rigorosos protocolos de controle e fazem o melhor para oferecer ao cliente um produto de qualidade.
No entanto, alguns aspectos relacionados ao ambiente de produção e armazenamento podem colocar todo o trabalho a perder e comprometer a aparência, a textura e até mesmo o gosto do chocolate, inviabilizando a sua comercialização. Estamos falando da umidade do ar e da temperatura.
Esses fatores isolados, ou combinados, causam alguns efeitos nos ingredientes que compõem o chocolate, dando à barra ou bombom um aspecto estético feio e alteração no sabor. A esses efeitos damos o nome de Fat Bloom e Sugar Bloom. Vamos entender melhor o que é cada um deles.
O que é o efeito Fat Bloom nos chocolates?
O termo Fat Bloom foi designado para nomear quando o chocolate fica com a coloração esbranquiçada ou escurecida e sem brilho, dando o aspecto de que o produto está estragado ou mofado. No entanto, é apenas a gordura que está aparente na superfície.
Daí vem a ideia do Flat Bloom, que em tradução livre do inglês significa “florescimento de gordura”. Isso é comum de ocorrer quando o chocolate fica na geladeira por algum tempo e depois é retirado para consumo. A variação de temperatura altera o estado físico da manteiga de cacau, fazendo com que ela derreta.
O que é o efeito Sugar Bloom nos chocolates?
Por sua vez, o efeito Sugar Bloom, ou “florescimento de açúcar” em tradução livre, é quando ocorre o surgimento de cristais de açúcar na superfície do chocolate, ou seja, quando ele fica com o aspecto de suado.
Isso ocorre quando o chocolate fica exposto à umidade do ar, o que acelera o processo de derretimento e forma cristais maiores. É por isso que que as embalagens precisam ser vedadas após o consumo.
Como resolver o problema do Fat Bloom e do Sugar Bloom nos chocolates?
Como ambos os problemas são ocasionados por questões de temperatura e umidade, o primeiro passo é avaliar as condições estruturais dos locais de produção e, principalmente, de armazenamento e veículos de transporte.
Na linha de produção, é comum que haja mais controle, mas os estoques e caminhões acabam sendo deixados de lado nessa questão.
É importante também que os locais sejam frescos, secos e arejados, a fim de manter a temperatura adequada, que é entre 18ºC e 20 ºC, e a umidade relativa do ar por volta de 45 a 65%.
Para fazer isso, confira algumas dicas:
- Realize manutenção periódica e preventiva no espaço de armazenamento, como forma de evitar vazamentos ou outras formas de umidade no chão e nas paredes;
- Adote uma planilha de controle de temperatura para que seja preenchida algumas vezes ao longo do dia. Dessa forma, fica mais fácil de observar qualquer variação prejudicial;
- Faça treinamentos com a equipe para que todos entendam a necessidade desse controle rigoroso;
- Instale equipamentos de ar-condicionado para que a temperatura possa ser regulada independentemente da estação do ano;
- Utilize desumidificador de ar em todos os espaços de produção e armazenamento com o qual é possível retirar a umidade excessiva e prejudicial ao produto
Conheça os desumidificadores de ar Bry-Air
Como solução para o problema da umidade em ambientes de diferentes tamanhos, a Bry-Air Brasil desenvolveu uma linha de desumidificadores compactos da série FFB.
O sistema compacto tem a mesma funcionalidade dos grandes desumidificadores industriais, mas com a facilidade de ser menor, mais leve e não ocupar muito espaço.
Além de resolver o problema da umidade e evitar o Fat Bloom e o Sugar Bloom, o equipamento ainda traz como benefícios a melhoria da qualidade do ar, previne o surgimento de fungos e bolor no local e é ambientalmente adequado às questões de emissão de gases poluentes.
A Bry-Air é líder mundial há mais de 50 anos na produção de equipamentos de desumidificação de ambientes.